A escolha profissional é um
processo para o qual, se procurarmos, encontraremos raízes as mais diversas.
Influências como a família, a escola, as relações sociais, os amigos e, ainda,
aquelas recebidas dos meios de comunicação, além das reflexões e sínteses
pessoais compõem esse processo.
Em função da grande
expectativa e de toda tensão emocional que envolve o processo da escolha
profissional, principalmente quando a via de ingresso se dá pelo vestibular, é
que se torna importante o apoio que consiste na disponibilização de meios que
busquem a clareza racional e o equilíbrio emocional. A escola se propõe a
oferecer conhecimentos técnicos e formação moral; a família pode oferecer
apoio, mesmo assim, o sujeito vê-se só, sem caminho, frente ao desafio da escolha
indelegável, do desafio à ação. Mesmo que, em última instância, a escolha final
seja apenas sua, ele pode encontrar, na Orientação Profissional, ajuda no
sentido de desenvolver meios para que suas escolhas sejam gratificantes e
compatíveis com a realidade.
Por meio de palestras e atividades de autoconhecimento,
os orientandos do PROJETO GESTÃO SOCIAL NAS ESCOLA foram instrumentalizados para identificar áreas e ambientes profissionais onde encontrassem as melhores oportunidades para expressar sua personalidade e conquistar sua futura empregabilidade. Foi um momento interativo, onde buscamos ouvir as perspectivas e anseios dos alunos com o objetivo de tentar guiá-los na proposta da Orientação e Informação Profissional.
O Processo de Orientação e Informação Profissional apoia os estudantes na identificação de habilidades e talentos pessoais, conectando-os às principais tendências de carreiras ocupacionais.
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