segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Processo de Orientação e Informação Profissional do Projeto Gestão Social nas Escolas

A escolha profissional é um processo para o qual, se procurarmos, encontraremos raízes as mais diversas. Influências como a família, a escola, as relações sociais, os amigos e, ainda, aquelas recebidas dos meios de comunicação, além das reflexões e sínteses pessoais compõem esse processo.

Em função da grande expectativa e de toda tensão emocional que envolve o processo da escolha profissional, principalmente quando a via de ingresso se dá pelo vestibular, é que se torna importante o apoio que consiste na disponibilização de meios que busquem a clareza racional e o equilíbrio emocional. A escola se propõe a oferecer conhecimentos técnicos e formação moral; a família pode oferecer apoio, mesmo assim, o sujeito vê-se só, sem caminho, frente ao desafio da escolha indelegável, do desafio à ação. Mesmo que, em última instância, a escolha final seja apenas sua, ele pode encontrar, na Orientação Profissional, ajuda no sentido de desenvolver meios para que suas escolhas sejam gratificantes e compatíveis com a realidade.

Por meio de palestras e atividades de autoconhecimento, os orientandos do PROJETO GESTÃO SOCIAL NAS ESCOLA foram instrumentalizados para identificar áreas e ambientes profissionais onde encontrassem as melhores oportunidades para expressar sua personalidade e conquistar sua futura empregabilidade. Foi um momento interativo, onde buscamos ouvir as perspectivas e anseios dos alunos com o objetivo de tentar guiá-los na proposta da Orientação e Informação Profissional.
     
O Processo de Orientação e Informação Profissional apoia os estudantes na identificação de habilidades e talentos pessoais, conectando-os às principais tendências de carreiras ocupacionais.  




















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