Nos dias 11 e 12 de agosto de 2010, os membros envolvidos na organização do Projeto Gestão Social nas Escolas se reuniram para serem capacitados, afim de agregar conhecimento sobre os assuntos que o projeto aborda, como também fixar alguns valores iniciais que o projeto propõe.
A Prof. Waléria Menezes esteve à frente da capacitação. Ela mostrou que deve haver todo um processo para introdução de um projeto dentro de uma comunidade. A maioria das vezes, as pessoas de uma comunidade são alienadas a se autodefinirem como "fracassadas", que "não tem a capacidade de exercer tal função" e que isso nunca irá mudar. Essa é uma cultura introduzida principalmente na época do capitalismo. Waléria, no início, faz toda uma retomada histórica, tentando explicar como construímos essa sociedade de diferenças sociais. Ela faz uma breve explanação sobre a entrada do capitalismo, a retomada dos ideais liberais até a década de 40, onde existia uma “mão invisível” que tentava colocar o Estado para seguir seu próprio rumo, e ainda a estadia do neoliberalismo, onde se reinou uma maior ênfase na globalização.
A professora afirma que a primeira coisa a ser feita ao tentar implantar um projeto social dentro de uma comunidade, é desmistificar essa cultura de que apenas os maiores têm poder , e que “ a culpa do fracasso é dos fracassados”. Isso pode ser feito, desenvolvendo trabalhos e atividades que gerem auto confiança, ganhem autonomia e assim, construam uma identidade no projeto.
A professora Waléria ainda faz uma explanação sobre o capital social, afirmando que o mesmo é um processo de fortalecimento local através de preceitos éticos. Dessa maneira, o capital social é pertencente à um ciclo que envolve o desenvolvimento local, que gera cooperação e em seguida o próprio capital social.
Nos últimos momentos, a professora discute como transformar o conceito de capital social em instrumento de trabalho?
Ela fala que essa transformação deve vir através do desenvolvimento de atividades que estimulem a confiança, cooperação e o fortalecimento dos laços sociais. Esses últimos fatores citados, podem ser trabalhado no MAPEAMENTO DE TALENTOS e nas RODAS DE CONVERSAS, que serão dinâmicas futuramente usadas no projeto Gestão Social nas Escolas.
No segundo dia de capacitação, houve uma construção de pensamento sobre o futuro do projeto, além de algumas divisões iniciais de tarefas.
No geral, a capacitação foi proveitosa e importante para a integração e identificação dos membros para com o projeto.
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